[Resenha] A Estrela - Jennifer duBois - Viaje na Leitura

12/08/2015

[Resenha] A Estrela - Jennifer duBois



Sinopse - Uma jovem norte-americana é presa na Argentina, acusada de assassinato. E sua inocência parece cada vez mais improvável. Eleito livro do ano por veículos como Salon e Cosmopolitan, A estrela, da promissora Jennifer duBois, surpreende com um suspense digno dos grandes mestres. Inspirado no caso real de Amanda Knox, americana acusada de matar sua colega de quarto na Itália, o romance é um thriller psicológico vigoroso e de rara sutileza moral. À medida que as investigações sobre a morte de Katy Kellers avançam, sua ex-colega de quarto Lily Hayes aparece ora como suspeita, ora como inocente, deixando o leitor em suspense até a última página.









Narrado em terceira pessoa e ambientado em Buenos Aires, "A Estrela" é um thriller psicológico cheio de nuances, que desperta a curiosidade do leitor.

Para começar a história não é contada de modo linear. Os capítulos intercalam entre a prisão de Lily e trechos onde descreve como conheceu Katy, a casa onde ficava, seu relacionamento com Sebastien e muito mais. A perspectiva da narrativa também não é única. Quatro personagens são nossos guias nessa história: Andrew, o pai de Lily, que chega à Buenos Aires com a filhinha Anna; Eduardo Campos, o promotor público que está convicto da culpabilidade de Lily, a própria Lily e Sebastien, seu affair.

O modo como a trama foi estruturada aponta para os principais desafetos ocorridos entre Lily e Katy, e também as ações de Lily que causaram confusões em sua vida. 

O que atrai na leitura é o comportamento de Lily. As evidências e seus atos a fazem parecer uma psicopata, capaz de ir a um extremo ao outro em questão de segundos. Mas será que isso é o bastante para confirmar com certeza absoluta que ela tirou a vida de Katy?

Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é interessante, mas não diz muito sobre à trama. 

"Nós soubemos, quando vimos a gravação do vídeo de segurança, dela junto dos preservativos - aquele olhar frio e sedutor que lançou para o rapaz, e isso só horas depois daquela pobre garota morrer esfaqueada. Foi quando soubemos que Lily Hayes era culpada. Quando você soube? (p. 55)


Para os interessados, um trecho sobre o caso que inspirou o livro.
Meredith Kercher nasceu a 28 dezembro de 1985, em Southwark, Londres, Inglaterra, e morreu no dia 1 de novembro de 2007, com 21 anos de idade, vítima do crime de homicídio, crime esse que se acredita ter ocorrido na casa onde à data morava, na Via della Pergola, 7, Perugia, Úmbria, Itália. Meredith era uma inglesa que ao abrigo de um programa de intercâmbio de estudantes tinha trocado a Universidade de Leeds pela Universidade de Perugia. Veio a ser assassinada em Perugia naquele  dia 1 de novembro, tendo sido encontrada morta no chão do seu quarto. A autópsia apurou que a morte ocorreu por asfixia, mas no exame realizado ao cadáver pela polícia italiana foram identificados sinais de golpes produzidos por uma arma branca, uma faca. O quarto estava remexido, parecendo que o móbil do crime teria sido o roubo, uma vez que faltavam alguns dos bens da vítima. Foi uma colega de Meredith, a americana Amanda Knox, que vivia no mesmo apartamento, quem alertou a polícia, depois de ter encontrado a colega sem vida, no chão do seu quarto. Chegados ao local e logo nas primeiras investigações, mais concretamente no exame ao local do crime, os investigadores italianos  concluíram que o cenário era uma encenação – era muito difícil ter ocorrido ali algum outro crime além do homicídio de Meredith Kercher.
Ler mais em: clique aqui


Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788532529343
Ano: 2015
Páginas: 448
Skoob: aqui
Avaliação: 4/5 


3 comentários

  1. apreciio muito quando um livro é inspirados em fatos reais,da um clima de realidade ao livro, se nao me engano acho que já ouvi falar desse caso.

    ResponderExcluir
  2. Carol!
    Livros baseados em fatos reais são sempre interessantes, porque se tornam mais verídico e crível.
    E quando é um thriller psicológico ainda melhor.
    “Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Não conhecia o caso que inspirou o livro, mas como curto thriller psicológico fiquei bastante interessada e curiosa em relação todo o suspense que há na história.
    Portanto, dica anotada!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!