[Resenha] O Enigma do Pássaro de Fogo - Decifradores - Livro 01 - H. L. Dennis - Viaje na Leitura

21/08/2015

[Resenha] O Enigma do Pássaro de Fogo - Decifradores - Livro 01 - H. L. Dennis


SinopseBrodie Bray sempre se sentiu um pouco deslocada, até que um convite com uma mensagem cifrada chega pelo correio. Escolhida para participar de uma equipe de decifradores desafiada a desvendar o ancestral e enigmático Manuscrito Voynich, a garota vai para uma nova escola e ganha novos amigos. Mas também se vê envolvida numa trama de mistério e perigos, afinal, há alguém capaz de tudo para impedir que Brodie e seus amigos decifrem o código. O enigma do pássaro de fogo é o primeiro livro da serie Decifradores, da britânica H. L. Dennis. Repleto de ação e segredos, o romance é perfeito para aqueles que gostam de desafiar a lógica, tanto quanto a imaginação. Uma estreia arrebatadora para uma série que veio para ficar.



O local: Londres

Enredo/ Trama/ Narrativa e História: Narrado em terceira pessoa, o primeiro livro da série Decifradores, apresenta ao leitor uma aventura espetacular. Uma organização secreta conhecida como "Câmara Negra" , um grupo que tenta burlar suas regras e um trio de jovens inteligentes que podem mudar o futuro da humanidade. 

"Câmaras Negras existiam, de uma maneira ou de outra, há séculos e sempre como organizações secretas, criadas com a finalidade de descobrir segredos. Os melhores cérebros do país (o sr. Smithies tinha muito orgulho disso) eram selecionados e treinados especialmente pela Câmera Negra Britânica para simplesmente exercer essa tarefa." (p. 15)

Smithies junta-se à Friedman, Tandi e Oscar para criar a Pembroke, um programa de ensino domiciliar e escola de códigos e criptografia. Na verdade, nada mais é do que uma fachada para poder reunir os jovens com o objetivo de desvendar o MS408.

O MS408 era conhecido como o Manuscrito de Voynich e foi descoberto em 1912. Desde a sua descoberta, inúmeras pessoas tentaram decifrá-lo, porém em vão. Alguns sucumbiram à loucura, outros desistiram e alguns tiveram mortes suspeitar. Por conta disso, a Câmara negra decidiu que o documento era proibido e que ninguém poderia tentar decifrá-lo novamente. 

Enquanto o grupo tenta resolver esse grande enigma, existem algumas pessoas que farão de tudo para impedi-los. Apesar do livro ser voltado para o público jovem, os leitores mais velhos que curtem esse gênero precisam conferir a série, pois levando em conta a qualidade do primeiro, esperamos que a série seja um sucesso.

Os personagens

Brodie Elizebeth Bray - é a jovem protagonista da história. Após receber um cartão de aniversário com uma mensagem secreta, a garota vai se aprofundar no mundo dos decifradores e acabará descobrindo que existem muitas respostas sobre o paradeiro de sua mãe e a história de sua família relacionadas com a Câmara Negra. É inteligente, e muito boa em fatos históricos, mas não tem muita confiança em si mesma. Tímida e com uma personalidade conciliadora, será a "cola" do trio formado com Hunter e Tusia.

Sr. Smithies - é funcionário da Câmara Negra e decide criar Pembroke para desvendar o MS408. Um homem sério que provavelmente tem alguns esqueletos no armário, mas que ainda não nos foram apresentados.

Robbie Friedman - foi um dos decifradores de códigos mais importantes do país, mas agora foi exilado do grupo, por conta de sua obsessão pelo manuscrito. Tem alguma relação com a mãe de Brodie, mas ainda não temos como defini-la. 

Tandi Tandari - secretária do Sr. Smithies e professora no seu país de origem, acaba assumindo um papel mais maternal para os jovens. É educadora, mas também sabe ser gentil e se preocupa genuinamente com todos.

Oscar "o Hipocondríaco" Ingham - Além do óbvio, é uma mente brilhante que passou anos estudando o manuscrito. Mesmo estando um pouco desalinhado no momento, apresenta uma chama interna muito forte e é extremamente astuto.

Srta Kerrit Vernan - Sua obsessão pela perfeição e necessidade de se auto promover é intensa. Tem uma rixa pessoal com o Smithies e acaba representando o grupo de inimigos dos personagens. Tem uma personalidade competitiva e não possui muitos escrúpulos, o que a torna uma ótima adversária.

Hunter Jenkins - um dos jovens selecionados para Pembroke, é inteligente e muito bom principalmente com números. Porém é adepto do mínimo esforço, mas não perde tempo provocando as novas amigas e implicando principalmente com a Toots.

Tusia/Toots - É a tagarela do trio. Russa e sua especialidade são formas e espaços. Entende muito de assuntos como feng shui, ioga e é corajosa e atlética. A antipatia por Hunter é recíproca e os dois vivem se alfinetando.

A escrita da autora: Totalmente viciante! Os diálogos são engraçados, as provocações feitas pelo trio são cativantes e o modo como consegue explicar os fatos sem tornar a leitura cansativa é perfeito.


Revisão/ Diagramação/Layout e Capa: Em relação à revisão, encontrei alguns errinhos, como por exemplo, nas páginas 75 e 117, mas nada que interfira na compreensão do texto. O livro é repleto de detalhes internos, como as pistas que os jovens precisam explorar. A capa é magnífica e desperta a atenção imediatamente.

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579802300
Ano: 2015
Páginas: 320
Tradutor: Lucas Peterson
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


4 comentários

  1. Carol!
    Gosto de mais de livros do tipo, onde mistérios tem de ser desvendado, código, manuscritos...e claro, a aventura que é o melhor de tudo.
    Valeu pela dica.
    “Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Não costumo ler livros voltados para o público jovem mas fiquei interessada nesse, gosto de livros com enigmas. Curto de personagens tagarelas e com certeza me divertirei bastante com Toots e sua antipatia recíproca por Hunter.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica!
    Gosto muito desse tipo de livro que envolvem crianças que vão para uma escola diferente para fazer uma missão muito louco! rs...
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. gostei bastante de conhecer o livro, adoro leituras com esse tema, gosto de historias que se passam em Londres.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!