[Resenha] Túneis, Profundezas e Vertigens - Série Túneis - Livros 01, 02 e 03 - Roderick Gordon & Brian Williams - Viaje na Leitura

30/10/2015

[Resenha] Túneis, Profundezas e Vertigens - Série Túneis - Livros 01, 02 e 03 - Roderick Gordon & Brian Williams





SinopseWill é um garoto de 14 anos cuja única afinidade com seu excêntrico pai é a paixão pela arqueologia. Ele passa a maior parte do seu tempo livre cavando buracos nos arredores do terreno de sua casa para realizar descobertas científicas, fugir da pressão da escola e da mesmice da família. Um dia, seu pai desaparece misteriosamente por um túnel que Will não conhecia, e o garoto começa a cavar, literalmente, a verdade por trás do sumiço do pai.

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788561384326
Ano: 2008
Páginas: 478
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3/5

A série Túneis tem um grande diferencial. Seu enredo é bem diferente e o protagonista Will, é um garoto cativante. Conforme a sinopse explica, Will é um garoto de 14 anos que vai mergulhar em uma grande aventura.
Will é filho do Dr. Burrows, um arqueólogo inteligente e que ama o que faz e acaba envolvendo o filho no amor pelas descobertas. Acontece que um dia, o Dr Burrows desaparece em um túnel até então desconhecido por Will. 
O jovem, que tem uma personalidade investigativa, não perde tempo e começa a cavar (literalmente) as respostas para encontrar seu pai.
Imaginem a surpresa do Will (e do leitor) ao acabar em um mundo subterrâneo, com direito a civilizações inteiras e grupos de vilões e bonzinhos. 
Vale a pena ressaltar que, apesar da temática incrível, o livro tem um começo muito difícil. Isso acontece por conta do excesso de descrições, tornando a leitura um pouco cansativa e o avançar das páginas lentos.
É difícil falar sobre os demais personagens sem revelar informações importantes, como por exemplo, os Styx, Cal e Tam, personagens que irão cruzar o caminho do protagonista durante sua grande aventura!
Um dos grandes problemas encontrados no primeiro livro da série foram os erros gramaticais. Infelizmente, essa primeira edição teve inúmeros erros que acabaram influenciando um pouco na avaliação.

SinopseEm Profundezas, essa descoberta se torna ainda mais surpreendente e ameaçadora. Na busca por seu pai, Will é levado a lugares cada vez mais profundos nos subterrâneos da Terra e obrigado a enfrentar situações que podem desviá-lo de seu objetivo. Seguindo os rastros do Dr. Burrows, o jovem protagonista, seu amigo Chester e o recém-descoberto irmão Cal deixam a Cidade Eterna, como é chamada a colônia subterrânea, rumo à Grande Planície, onde a escuridão é cada vez maior e o perigo, também. Em sua busca, o trio acaba descobrindo um plano dos Styx que pode ter consequências terríveis para toda a vida na Crosta. Para sua surpresa, Will é perseguido ainda pela sombra de uma irmã perversa que vai complicar ainda mais as coisas.

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788561384845
Ano: 2010
Páginas: 692
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

"Profundezas" é uma continuação surpreendente. Por conta do final de "Túneis" supus que o segundo livro continuaria do exato trecho do final do primeiro livro e não foi isso o que aconteceu.
Os autores inseriram uma nova personagem, chamada Sarah Jerome. Sarah terá sua história contada de forma alternada com a jornada do trio Cal, Chester e Will. A história dessa personagem vai sendo contada (só um pouco) no decorrer do livro e consegue surpreender por sua astúcia e sagacidade.
Em paralelo, percebemos que a amizade entre Chester e Will começa a estremecer. Após terríveis acontecimentos em "Túneis" e com Cal sempre presente, a confiança dos dois começa a desabar.
Enquanto eles estão indo rumo às Profundezas, a amizade pode chegar a um precipício. Em termos de enredo, sem dúvida, a continuação supera o primeiro livro. A trama está mais densa, os mistérios estão mais desenvolvidos e as revelações bombásticas. 
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho muito mais minucioso quando comparado ao primeiro livro. A capa combina completamente com a trama e com a capa do livro anterior.



SinopseDepois de Profundezas, é possível que a aventura de Túneis seja ainda mais perigosa? E quando vai acabar? Will Burrows e sua turma não estão nem pertos do final, mas estão em queda livre por um buraco subterrâneo e sentindo os efeitos da redução da gravidade. Neste livro, os escuros mistérios das Profundezas são revelados e eles descobrem uma estranha plantação de cogumelos. Isto não só dá a luz de vestígios de uma antiga civilização, mas também fornece pistas sobre um país perdido no fim do mundo, literalmente.

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801013
Ano: 2012
Páginas: 592
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Sem dúvida a série "Túneis" traz aos leitores locais nunca antes sonhados. No terceiro livro da série somos levados ao Poro, mais um mundo subterrâneo dessa grande aventura. Após os acontecimentos de "Profundezas", Elliot está machucado e os amigos precisam fazer algo para reverter a situação. É nesse momento que conhecemos Martha, uma morada do Poro que acaba exercendo um papel protetor dos nossos protagonistas.
Um detalhe muito interessante a se comentar é o número de pontos de vistas das situações. Conforme os personagens vão sendo incluídos na história, os leitores vão ganhando novas perspectivas. Além do grupo de amigos, temos o Dr. Burrows, as gêmeas Styx, Sarah Jerome e Drake. Tais alterações de perspectivas enriquecem profundamente a obra, pois permite uma visão ampla dos acontecimentos.
É impossível discutir a série sem comentar a riqueza das cenas e a criatividade dos autores na criação de elementos das cenas. Em alguns momentos as descrições são tão detalhadas que passam a impressão de que o leitor está no local, o que chega a ser um pouco claustrofóbico.
Conforme comentado nas resenhas dos livros anteriores, existe um excesso de descrições. Se por um lado isso torna a leitura mais lenta, por outro permite uma melhor visualização desse mundo inédito criado por Roderick Gordon e Brian Williams.
Mesmo estando na metade da aventura de Will, fica claro que os autores ainda possuem muitas histórias e mistérios a desvendar.
Para os fãs de aventuras, a série túneis é uma leitura essencial, pois mistura fantasia com elementos inéditos na literatura.


2 comentários

  1. Carol!
    Gosto demais quando as resenhas de uma série são feitas de uma só vez, porque assim podemos acompanhar o que acontece em todos os livros de uma vez só.
    Gostei de todo enredo dos livros, parecem livros carregados de aventura e muita ação.
    “Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.”(Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. achei bem legal de fazer uma resenha da série de uma vez só =)
    eu adoro livro que mistura ação e fantasia então esse parece ser o tipo de livro ideal p mim, o único problema é que eu achei ele meio teen e eu já meio que passei dessa fase

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!