As mil e uma Noites - Organizador: Paulo Sérgio de Vasconcellos - Viaje na Leitura

30/03/2016

As mil e uma Noites - Organizador: Paulo Sérgio de Vasconcellos

Sinopse: As mil e Uma Noites, constituem um antigo tesouro de histórias narrativas da literatura árabe que há três séculos são conhecidas e exercem grande influência no Ocidente. Xerazad, a narradora, é uma contadora de histórias única: ela não as conta para distrair a atenção da passagem do tempo e da vida (como aconselha Machado de Assis, repetindo Diderot); ela conta histórias para não morrer, pois é o interesse despertado por suas narrativas que a mantém viva – tanto no livro, porque o sultão não a mata, como na realidade, porque os leitores não a abandonam.











O livro “As Mil e uma Noites” é uma coleção de contos de origem árabe. Com 104 páginas, apresenta cinco histórias acompanhas de belíssimas ilustrações. Fiquei encantada com os desenhos e as cores, é tudo tão lindo e complementa ainda mais o livro. Além disso, acompanha uma apresentação do organizador que explica a origem e os cenários dos contos. Vocês sabiam que originalmente a história do Aladim se passa na China? Também conhecemos mais sobre a influência da civilização árabe e islâmica no mundo ocidental, com curiosidades e até mesmo uma lista de palavras da língua portuguesa que derivam do árabe, como açafrão, romã e xerife.


Contos:


As Mil e uma noites – A história de um rei que desiludido pelo amor, resolve não se apegar a mais nenhuma mulher, tomando medidas drásticas para que isso ocorra.


O Pescador e o gênio - Um pobre pescador encontra um gênio amargurado, pronto para se vingar.


Ali Babá e os 40 Ladrões – Ali Babá é um homem simples que descobre um enorme tesouro, o que pode custar sua vida.


As Aventuras de Simbad, o Marujo – Simbad narra os perigos que passou em alto mar, mostrando sua coragem, inteligência e sorte.


Aladim e a lâmpada maravilhosa – Um menino é enganado, mas encontra uma lâmpada e consegue realizar todos os seus desejos.


Meu conto preferido foi de Ali Babá, pois mostra a perspicácia e inteligência de uma mulher para salvar uma família. Gostei bastante do desenvolvimento da história e seu final.

Recomendo.

Edição: 1
Editora: Sol
Ano: 2008
Páginas: 104
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Um comentário

  1. Oi Thaís, sua linda, tudo bem?
    Eu adoroooo Ali Babá e os 40 Ladrões!!! Você já viu os filmes antigos??? Ah.... Me deu até saudades. Hoje é tudo cheio de tantos efeitos no cinema, que não temos mais histórias como essas. Não tenho o costume de ler livros de contos, mas adorei esse e vou procurar por ele. Não sabia que Aladim tinha origem na China e nem que xerife, por exemplo, tem base no árabe, que máximo!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!