[Resenha] Dexter - Livros 01 ao 08 - Jeff Lindsay - Viaje na Leitura

27/04/2016

[Resenha] Dexter - Livros 01 ao 08 - Jeff Lindsay



Sinopse - Dexter Morgan é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade, é um assassino incomum que extermina apenas aqueles que merecem. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami... Em Dexter, a Mão Esquerda de Deus, o livro que deu origem à aclamada série de TV, o adorável matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele, prevê seus passos... A escrita requintada de Jeff Lindsay nos faz mergulhar na mente de um dos personagens mais ambíguos da história da literatura de suspense. Nunca o macabro foi tratado com tanto refinamento e leveza. Dexter Morgan é uma obra-prima.
Dexter Morgan é um dos personagens que tornou-se favoritos entre os telespectadores após a exibição da série que leva o nome do protagonista.
O protagonista é um perito forense da polícia de Miami e foi adotado por um policial e tem uma irmã, Deborah, que também é policial.
À primeira vista, poderíamos pensar que se trata de mais uma série policial, onde os protagonistas investigam os crimes. Mas não. Aqui quem comete os crimes está do lado da lei.
Dexter tem uma compulsão para matar pessoas e desde jovem esse desejo ficou visível para o seu pai. Como sabia que não iria conseguir mudar esse impulso do filho, ele decide criar um código de regras, onde as vítimas de Dexter precisam se encaixar. As suas vítimas são criminosos que machucaram ou assassinaram outras pessoas e Dexter precisa ser minucioso com a forma que comete o crime. Claro que sua experiência como perito o ajuda a evitar a deixar evidências, já que sabe muito bem o que a polícia espera.
O protagonista não tem muito traquejo social e não sabe muito bem como agir e falar. Ele é meio que um camaleão, que vai imitando o ambiente em que se encontra para sobreviver.
A sua honestidade brutal, sua linha de raciocínio e a forma como se comporta faz com que o leitor consiga ter Dexter como um queridinho, mesmo ele sendo um assassino.

“Qualquer pessoa pode ser atraente, se não se incomoda em fingir e dizer todas as coisas idiotas, óbvias e nauseantes que a consciência impede que a maioria diga. Felizmente, eu não tenho consciência. Por isso, digo tudo.” (p. 35)

O primeiro livro é narrado exclusivamente sob a perspectiva do protagonista, dos seus pensamentos até viagens ao passado, o leitor é apresentado a vida de Dexter Morgan. Dexter é inteligente, sarcástico e muitas vezes, assustador.
O enredo é interessante e quem acompanha a série verá que realmente ela é uma adaptação. Os personagens e casos discutidos no seriado estão no livro, mas com algumas diferenças.
Como caso de estreia Dexter irá lidar com um serial que mata prostitutas e terá que decidir se irá admirá-lo ou se irá usar o código de seu pai Harry.
A escrita é bem simples e fluida e a leitura se torna rápida. Achei que faltaram alguns detalhamentos em algumas situações e que algumas explicações foram jogadas no texto, mas é uma leitura de fácil entendimento.
Encontrei alguns errinhos de revisão/digitação, mas nada que interferisse na compreensão do texto.
“Aquilo era mais um claro exemplo da desintegração da sociedade que tanto preocupava Harry. Francamente: se você não consegue entregar meu jornal na hora, como vai esperar que eu consiga não matar pessoas?” (p. 164)

ISBN-13: 9788576653455
ISBN-10: 8576653451
Ano: 2008
Páginas: 272
Idioma: português 
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3/5

SinopseO serial killer mais adorado do país está de volta. Em Querido e devotado Dexter, um novo assassino em série assusta as ruas de Miami tanto pela técnica quanto por sua ousadia. Perturbado, Dexter se vê obrigado a deixar o disfarce de bom moço de lado para percorrer um caminho instigante, no qual por vezes se confundem caça e caçador. Esse é o segundo livro de Dexter, que inspirou a série de televisão homônima. O famoso protagonista trabalha na polícia, mas desde cedo seu real ofício é liquidar os serial killers, sempre camuflado e sem levantar suspeitas.



No final do primeiro livro, La Guerta ficou ferida e Doakes, que já estava desconfiado do Dexter, resolve se tornar sua sombra, seguindo-o a todos os lugares. O problema é que Dexter havia eliminado um criminoso que tem um cúmplice e agora, para finalizar o seu trabalho, ele precisa de espaço, algo que não está conseguindo no momento.

“Tudo começou, é claro, com sargento Doakes. Todo super-herói precisa ter um arqui-inimigo, e ele era o meu. Nunca lhe tinha feito nada, e, no entanto ele decidira me perseguir, me atormentar, apesar do meu bom trabalho. A mim e à minha sombra. E a ironia era que eu, um esforçado perito em amostras de sangue, trabalhava para a mesma força policial que ele – pertencíamos a mesma equipe. Era justo ele me perseguir desse jeito, apenas porque de vez em quando fazia uns bicos?” (p. 112)
Acredito que muitos que leem a obra se encantam com o humor negro e as piadas politicamente incorretas de Dexter. Sem dúvida quando ele está impaciente, torna-se ainda mais irônico.
A leitura é rápida e deliciosa. Parece errado se divertir tanto com um livro onde o protagonista é um serial killer!


ISBN-13: 9788576654704
ISBN-10: 8576654709
Ano: 2009
Páginas: 252
Idioma: português 
Editora: Planeta do Brasil
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


SinopseUma nova onda de assassinatos volta a perturbar a população de Miami. Os corpos são encontrados carbonizados, sempre com um pé descalço e decapitados. É assim que o mais novo serial killer da cidade consegue provocar Dexter. Porém, desta vez, o investigador terá que desvendar esse mistério sozinho. Aquela voz sussurrante que lhe inspira e dá ânimo desaparece, deixando-o no escuro.
"Dexter no escuro" é um livro que divide opiniões dos fãs da série. Isso acontece porque o autor colocou um enredo um pouco mais "sobrenatural".
Nesse livro, Dexter está mais voltado à sua família, cuidando de Rita e seus filhos. O passageiro sombrio, que é o lado dele que anseia pelos crimes meio que sumiu temporariamente e durante a narrativa do protagonista, em alguns momentos, temos a impressão que esse passageiro é uma entidade. Acho muito difícil visualizar como um ser algo que está no ser humano. Ou ele tem os instintos ou não tem. Essa compartimentalização em alguns trechos, passou a impressão de que o Dexter é uma vítima quanto as vítimas dos seus crimes. 
Além disso, o próprio crime que está sendo investigado também rodeia o criminoso. Seria uma forma de justificar as atitudes de Dexter? Não sei, mas sinceramente não agradou.
Como nas obras anteriores essa ainda possui alguns errinhos de digitação/grafia.
"Como não tenho humanidade nem coração, sou forçado a me basear na experiência, que diz que a caridade começa em casa e, em geral, acaba em casa também." (p. 19)
ISBN-13: 9788576655053
ISBN-10: 8576655055
Ano: 2010 
Páginas: 288
Idioma: português 
Editora: Planeta do Brasil
Skoob: clique aqui
Avaliação: 2/5
SinopseDepois da sua lua de mel surpreendentemente gloriosa em Paris, a vida é quase normal para Dexter Morgan. A vida de casado parece concordar com ele: ele é dedicado à sua noiva, seu estômago está cheio, e os seus passatempos homicidas estão bem sob controle. Mas os velhos hábitos nunca morrem – Dexter que trabalha como analista forense nunca deixa de oferecer novas tentações que apelam ao seu senso de humor de justiça … e seu EU obscuro ainda aguarda para caçar com ele à luz do luar. A descoberta de um cadáver (artisticamente apresentado como um banhista relaxando em uma cadeira de praia em Miami), naturalmente, desperta a curiosidade de Dexter e o melhor é perceber que tem um novo terrível serial killer à solta em Miami. E Dexter, claro, está de volta ao negócio.


"Dexter - Design de um assassino" é o quarto livro da série e talvez um dos mais tranquilos até o momento. Dexter está de volta após a lua de mel e depara-se com um caso bem peculiar. A forma como o assassino apresenta os corpos é bem distinta do que vimos até o momento.
Claro que quanto mais peculiar maior será o interesse do protagonista. Dexter continua rodeado do seu humor negro e acompanhando pelo passageiro sombrio. No livro anterior, o passageiro sombrio estava adormecido, mas nesse livro ele retorna e a empolgação para cometer os assassinatos também está de volta.
Diferentemente do seriado, o protagonista do livro tem um ar mais humanizado, mesmo quando quer deixar claro que não possuí empatia. Vai se formando um vínculo entre ele e sua família, e sua preocupação com a irmã também é visível.
A trama está se tornando um pouco repetitiva na série. Não houve reviravoltas ou um momento surpreendente. Houve ainda uma tentativa de prender a atenção, com um deslize do protagonista, mas o fato não foi tão bem explorado.
Porém, é bem interessante acompanhar a mentalidade distorcida do serial killer mais querido de todos os tempos. 
Um detalhe bem perceptível foi a grande melhora da editora na revisão quando comparada ao primeiro livro. Ainda existem alguns errinhos, mas são bem mais espaçados e em menor quantidade.

ISBN-13: 9788576654797
ISBN-10: 8576654792
Ano: 2011
Páginas: 272
Idioma: português 
Editora: Planeta do Brasil
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3/5

SinopseA vida organizada de Dexter Morgan é desestabilizada pela chegada de sua primeira filha. Pela primeira vez ele sente que tem força suficiente para sufocar os desejos de seu Passageiro Sombrio, a voz que sempre sussurra dentro de sua cabeça, escolhendo novas vítimas e guiando Dexter em suas empreitadas perigosas. Ao mesmo tempo, ele é convocado para investigar o desaparecimento de uma menina de 17 anos, Samantha Aldovar, que faz parte de um grupo gótico em que os indivíduos se declaram vampiros. Conforme chega mais perto da verdade, com a ajuda de sua irmã Deborah, ele percebe que está lidando com algo muito mais sombrio do que um simples clube de adolescentes fãs de Crepúsculo... Os raptores de Samantha querem muito mais do que sangue e estão especialmente interessados em Dexter.

Provavelmente "Dexter é Delicioso" é um dos livros da série mais aguardados por ter como antagonista o irmão de Dexter, Brian.

Confesso que ao terminar a leitura fiquei um pouco decepcionada, pois senti que a trama teve algumas lacunas.
Acontece que Dexter tornou-se papai de uma linda garotinha e com isso a percepção que ele tem do mundo se altera um pouco. Calma. Não se altera a ponto dele deixar de ser um serial killer, mas faz com que ele tente controlar um pouco mais o seu passageiro sombrio. Além disso, ele acaba tentando ser uma pessoa melhor para a família como um todo, o que o coloca em algumas confusões, sem mencionar que toda essa história de casamento, filhos e cerca branca começa a sufocá-lo.
Em paralelo a vida familiar, Miami está procurando por uma jovem chamada Samantha Aldovar. Samantha, desaparecimento esse que pode ou não estar relacionado com um grupo de góticos que se acham vampiros. 
Nesse livro existem duas cenas que podemos chamar de clímax, que foram bem elaboradas. Porém, a trama como um todo é morna.
De todas as capas até o momento essa foi a que mais chamou a minha atenção. Em termos do trabalho de revisão, a situação é semelhante com a do livro anterior. Ainda existem alguns errinhos, mas bem menos do que os encontrados nos primeiros livros.
ISBN-13: 9788576656982

ISBN-10: 8576656981
Ano: 2011 
Páginas: 352
Idioma: português 
Editora: Planeta do Brasil
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3/5


SinopseDexter Morgan não é um serial killer comum. Antes de mais nada, ele poderia ser descrito como um cidadão tranquilo, pacato, que adora seu emprego de analista de borrifos de sangue na polícia de Miami. Casado, padrasto de duas crianças e pai de Lily Anne, Dexter está sempre tentando fazer malabarismos para manter sua vida comum sem arriscar sua maior (e única) paixão: assassinar outros criminosos, aqueles que os meios legais nem sempre conseguem pegar.Em mais uma história alucinante e cheia de humor ácido, o serial killer mais amado do mundo precisa resolver um caso de policiais que aparecem mortos em plena luz do dia. A história parece insolúvel e Dexter fica cada dia mais tenso, pois percebe que entre suas duas vidas ele está sendo misteriosamente... observado. Com seu estilo de vida ameaçado, ele precisa encontrar não só o assassino da vez, mas tentar não ser encontrado.Cheio de suspense e humor negro, Duplo Dexter vem mostrar que Jeff Lindsay melhora a cada livro.

De todos os livros até o momento, "Duplo Dexter" é aquele que possui o enredo mais fraco e as conclusões óbvias.
Dexter continua fazendo seu malabarismo para equilibrar o casamento, o trabalho e seu "hobbie" e percebe que vai ficando cada vez mais complicado, pois cada parte é mais e mais exigente.
Sua forma de alívio é procurar criminosos e assassiná-los, mas existe uma grande possibilidade de existir uma testemunha das suas atividades noturnas. Com essa desconfiança, Dexter se torna paranoico, fazendo com que tudo e todos se tornem suspeitos. Acontece que o protagonista, um personagem inteligente e de raciocínio rápido, deixa passar várias informações que poderiam ser consideradas óbvias. Durante a leitura, fica difícil acreditar que se trata do mesmo personagem meticuloso que estamos acostumados.
Mas esse não é o único problema do livro. O caso investigado pela sua irmã também beira a obviedade e quando a grande revelação é feita, não há novidades ou surpresa. 
O lado positivo é que podemos rever esse personagem mais uma vez. 
A capa é interessante e combina bem com a vibe da história. Foram encontrados erros de digitação/grafia.

ISBN-13: 9788576658764
ISBN-10: 8576658763
Ano: 2012
Páginas: 400
Idioma: português
Editora: Planeta do Brasil
Skoob: clique aqui
Avaliação: 2/5

SinopseNeste novo e marcante volume da série criada por Jeff Lindsay e que deu origem ao renomado seriado de TV, Dexter, o serial killer mais famoso da ficção atual entra em contato com seu lado mais “humano” quando conhece uma bela estrela da telinha e seu universo de luxos. A trama repleta de reviravoltas vai chocar até mesmo o mais devotado fã. Quando o marasmo da vida de casado atinge até mesmo o dedicado Dexter, ele não se faz de rogado quando recebe a oportunidade de aproveitar os deleites da vida hollywoodiana. Será que o mundo das estrelas acolherá seu Passageiro da Trevas, seu Eu perverso? Com a tarefa de proteger a protagonista de um seriado policial televisivo deum serial killer da vida real, Dexter ficará sabendo que, mesmo no mundo da fama, há outros como ele, e será tentado a abandonar tudo para brilhar sob os holofotes.

Esse é o sétimo e penúltimo livro da série protagonizada pelo Dexter e escrita pelo Jeff Lindsay. Tendo como Miami o cenário de fundo dessa série, agora vamos observar Dexter e Deborah trabalhando como orientadores de atores de um seriado policial. Isso mesmo, as telinhas invadem o mundo de Dexter e ele se vê em meio às confusões e intrigas de um set de filmagem. Tanto Dexter quanto Deborah precisam auxiliar dois atores: Jackie Forrest e Robert Chase. E convenhamos que o trabalho mais difícil ficou para o protagonista pois Robert tem pavor de sangue e essa é a especialidade de Dexter.
Podemos dizer que esse livro é mais reflexivo do que os anteriores, pois Dexter quase rende-se a sua humanidade, tendo o seu lado protetor mais exacerbado nesse livro. Dito isso, "Dexter em cena" é um livro mais lento, com a história sendo protelada em mais páginas do que o necessário. É compreensível que por se tratar de uma narrativa em primeira pessoa temos uma obra mais detalhada em relação aos sentimentos do protagonista, mas nesse sétimo livro, algumas partes foram redundantes. De certa forma, a impressão é de que Dexter perdeu sua essência, seu frenesi assassino que é sempre justificado com sua lógica implacável.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi feito um bom trabalho. Existem erros de digitação/grafia, mas nada que interfira na compreensão do texto.

ISBN-13: 9788542201703

ISBN-10: 8542201701
Ano: 2013
Páginas: 416
Idioma: português 
Editora: Planeta
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3/5
SinopseNeste oitavo e último livro da cultuada saga do justiceiro – que inspirou a série de TV homônima –, a tensão e o suspense não dão descanso. Nem a morte. Depois de sete livros, a saga do analista forense da Polícia de Miami, Dexter Morgan, chega ao fim. E a última história desse serial killer, que só mata os bandidos – nunca os mocinhos –, não começa nada bem. Ele está preso sob a acusação de duplo assassinato, incluindo o de sua mulher, Rita – crime que, por incrível que possa parecer, desta vez ele não cometeu –, e de pedofilia. Para se livrar das grades e limpar sua ficha policial, ele terá a ajuda de Brian, seu irmão, que contrata um competente advogado para tirá-lo da cadeia. No entanto, livre para investigar o que andam tramando contra ele, Dexter se mete em confusões mais complexas e que podem custar-lhe a vida. Terá Jeff Lindsay a coragem de matar seu mais promissor e querido personagem? Abra este livro e descubra.
"Dexter está morto" é o último livro da série escrita por Jeff Lindsay. Como a sinopse já entrega, sua esposa Rita está morta e o criminoso conseguiu incriminar o protagonista. Dexter então terá que limpar o seu nome e quem sabe, vingar-se da mente por trás de toda essa armação. 
Em alguns momentos dessa obra temos o antigo Dexter de volta. Aquele sagaz, inteligente, com humor negro que tem apenas como companheiro seu passageiro sombrio. Em outros momentos temos o Dexter contemplativo, cheio  de "e se" e até mesmo hesitante. Por mais que o primeiro seja o que se destaca, a mistura ficou perfeita no encerramento, pois durante toda a série fomos oscilando de um comportamento para o outro.
O encerramento da série não ficou perfeito, mas provavelmente foi proposital. Inúmeras questões ficaram em aberto o que causa uma certa bronca no final, pois esperamos que o fim tenha tudo resolvido.
´Despedir-se do Dexter é agridoce. A série trouxe uma perspectiva diferente sobre o tema.O leitor teve em primeira mão os pensamentos e ações de um serial killer peculiar. Isso sem dúvida despertou o interesse e acabou deixando os leitores atentos e vorazes por cada um dos livros.


ISBN-13: 9788542205992
ISBN-10: 8542205995
Ano: 2015
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Planeta
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3/5








Um comentário

  1. Oi, Carol.
    Que pique para resenhar todos os livros juntos!!
    Aqui em casa, quem lê essa série é meu marido e ele adora. Só reclama dos inúmeros erros de português que encontra! rs...
    Ele ainda não leu o último, mas se ele gostar, vou ver se me animo a ler também!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!