[Resenha] Jovens de Elite - Jovens de Elite # 1 - Marie Lu - Viaje na Leitura

03/04/2016

[Resenha] Jovens de Elite - Jovens de Elite # 1 - Marie Lu

Sinopse - Bestseller do The New York Times com excelente repercussão entre público e crítica, Jovens de Elite é o primeiro de uma série de fantasia ambientada na era medieval e protagonizada por jovens que desenvolvem estranhas cicatrizes e poderes especiais ao sobreviverem a uma febre que dizimou boa parte da humanidade. Entre eles está Adelina, que, após se rebelar contra o destino imposto a ela por seu pai, encontra um novo lar na sociedade secreta Jovens de Elite, vista por alguns como um grupo de heróis, por outros como seres com poderes demoníacos. Heroína ou vilã? Num mundo perigoso no qual magia e política se chocam, Adelina descobre o lado sombrio de seu coração. Da mesma autora da aclamada trilogia Legend, Marie Lu, Jovens de Elite é o início de uma saga arrebatadora. Perfeita para fãs de histórias de fantasia medieval como Game of Thrones, com vilões dignos de Star Wars e X-Men.

A série se passa em uma sociedade distópica onde um grupo de jovens é excluído e rebaixado socialmente. Depois de uma febre exterminar boa parte da população, alguns sobreviventes tiveram seu DNA modificado e desenvolveram poderes. Porém, houve também manifestações físicas, como marcas, peles manchadas e até mesmo cabelos que mudaram de cor. Esse grupo ficou conhecido como Malfettos. Os Malfettos não são bem vistos na sociedade, carregando um estigma de trazer azar ou de que são indignos. Como consequência vivem marginalizados e muitas vezes são assassinados de forma brutal sem nenhum motivo, além do fato de serem Malfettos.
O livro é narrado em primeira pessoa pela Adelina. Adelina é uma Malfetto e o livro começa com a jovem presa e com a execução marcada.
"Vou morrer amanhã de manhã.Pelo menos é o que os Inquisidores dizem quando vêm à minha cela. Estou aqui há semanas - sei porque contei quantas vezes as refeições chegaram.Um dia. Dois dias.Quatro dias. Uma semana.Duas semanas.Três.Depois parei de contar." (p. 11)
Após alguns acontecimentos, Adelina se encontra com os Jovens de Elite, um grupo formado por jovens iguais a ela. Por mais que queira ver Adelina como uma jovem que sofreu, primeiro nas mãos do próprio pai, depois nas mãos dos Inquisidores, ela acaba se caracterizando como um anti-herói. Adelina é forte e determinada, mas também é extremamente cruel com o uso de seu poder. Ela sabe ser manipuladora e usar o que tem em mãos para se dar bem. Não há o senso de "moral" ao qual estamos acostumados com os protagonistas. Tal fato deixa não apenas a série mais instigante, como a própria personagem. Seu poder atraí os líderes do grupo, Rafaelle e Enzo. Rafaelle e Enzo são dois personagens que tem tudo para se destacar no livro, mas são um pouco apáticos em alguns momentos, dando espaço para Teren conquistar os leitores.
"Perscruto seus olhos e mais uma vez vejo a estranha expressão espreitando por trás de suas feições frias, algo que vai além do desejo de explorar meus poderes. Algo que parece quase... familiaridade." (p. 159)
A obra tem uma ótima premissa e um enredo diferente e atraente. Sua protagonista tem força e carisma o suficiente para prender a atenção do leitor do início ao fim do livro.
A escrita da Marie Lu é ágil e fluida e sua trama é bem desenvolvida. Porém, muitas perguntas ficam no ar e algumas explicações pendentes. Como se trata do primeiro livro da série, espera-se que nos próximos livros esses "buracos" sejam preenchidos.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é simples, mas chama a atenção.
" - Quando poderá me ver de novo? Por favor.- Esta noite. - Ela lhe oferece um sorriso cuidadoso, cheio de segredos calculados. É o sorriso de alguém que sabe muito bem o que dizer a um soldado loucamente apaixonado. Puxa-o para perto o bastante para sussurrar em seu ouvido: - Também senti sua falta." (p. 59)
ISBN-13: 9788579802638


2 comentários

  1. Ai, Carol.
    Estou doida para ler esse livro, mas antes preciso terminar de ler a outra série da autora que tenho parada aqui na estante!! kkk
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Eu tive a oportunidade de conhecer esse livro em um evento da editora e vi um vídeo da autora contando curiosidades e uma delas era que o livro teria como personagem principal a vilã. Isso é fascinante, poder ver como a mente deles funciona, o que os objetiva, são sempre meus personagens preferidos, o vilão é sempre mai interessante. Por isso estou super empolgada para ler o livro. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!