[Resenha] Temporada de acidentes - Moïra Fowley-Doyle - Viaje na Leitura

24/05/2016

[Resenha] Temporada de acidentes - Moïra Fowley-Doyle


Sinopse - Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. A temporada de acidentes vai começar. Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.

A história é narrada em primeira pessoa pela perspectiva de Cara, a protagonista do livro. Conforme a sinopse explica, a família Morris tem uma inexplicável propensão à acidentes, mas durante o mês de outubro, tudo se intensifica. Tanto que a matriarca Melanie toma cuidados extras com toda a família, pois já perdeu muitas pessoas em sua vida.
"Então, brindemos à temporada de acidentes, ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas, aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão, mais um brinde à estrada de água."

Mas Cara, a filha mais nova de Melanie, não consegue acreditar que esses acidentes não tem uma explicação lógica. Ainda mais agora que outubro está terminando e Bea, sua melhor amiga, leu nas cartas que essa será a pior temporada de todas!
"Tento me convencer de que não acredito que, todo ano, durante um mês, minha família fique inexplicavelmente mais propensa a sofrer acidentes. Tento fingir que não me lembro dos acidentes - os grandes, os graves - nem das tragédias do passado."
Cara decide que é necessário investigar a origem desses acidentes. E para isso contará com a ajuda de sua irmã Alice, seu meio-irmão Sam e Bea. Mas o maior mistério de todos está em suas fotos. Isso mesmo, nas fotos. Cara começa a analisar suas fotos em busca de alguma pista e descobre que Elsie, uma garota do colégio, aparece em todas elas. Não importa onde a foto foi tirada, tem um cotovelo, cabelo, rosto, pé ou qualquer outra parte de Elsie na foto. É uma situação estranha, ainda mais porque Elsie é uma garota que emana vibrações sinistras...
"Ao final do dia, eis o que descobri sobre Elsie: ela não tem amigos, fica com a caixa de segredos durante os intervalos e ninguém a conhece direito. [...] É como se levasse a vida sempre no canto da moldura. A gente a esquece assim que vira a página."
A grande sacada desse livro está na narrativa. Por ser um livro voltado para o público jovem e com uma pitada de sobrenatural, espera-se que seja uma narrativa leve e descontraída. Mas é exatamente o oposto. Cara é uma protagonista melancólica e reflexiva, que ao contar os acontecimentos, tem um tom mais sombrio, deixando a trama ainda mais impactante.
A escrita da autora é fluida e a forma como a trama foi construída prende a atenção do leitor durante a leitura.
Os personagens beiram ao peculiar, trazendo algumas características que os destacam. Cara tem uma personalidade mais investigativa, mas ao mesmo tempo demonstra receio por conta do que possa ser revelado. Bea deveria ser uma personagem de apoio, mas ganha destaque pela sua personalidade chamativa e direta.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa chama a atenção e combina com o conteúdo.
"Sinto como se as proteções espalhadas pelos moveis da casa fossem me sufocar, como se não houvesse ar suficiente para respirar. Tenho a impressão de que muita coisa não está sendo dita. Acho que minha família toda é assim: evitamos falar das coisas sobre as quais não podemos falar e cobrimos cada superfície para nos proteger do momento inevitável em que tudo virá a tona."


Ficha Técnica:
ISBN-10: 8580578949
Ano: 2016
Páginas: 256
Idioma: português
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5





Um comentário

  1. Oi, Carol.
    Já tive a chance de ler esse livro, mas não me empolguei tanto assim! Gostei de muitas coisas, outras nem tanto!
    Pelo menos achei bem original! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!