[Resenha] À Procura de Audrey - Sophie Kinsella - Viaje na Leitura

26/12/2015

[Resenha] À Procura de Audrey - Sophie Kinsella



Sinopse

Audrey, 14 anos, leva uma vida relativamente comum, até que começa a sofrer bullying na escola. Aos poucos, a menina perde completamente a vontade de estudar e conhecer novas pessoas. Sem coragem de sair de casa e escondida por um par de óculos escuros, a luz parece ter mesmo sumido de sua vida. Até que ela encontra Linus e aprende uma valiosa lição: mesmo perdida, uma pessoa pode encontrar o amor.

Onde comprar?

Amazon | Saraiva | Travessa



Minha opinião:

Sophie Kinsella é considerada a rainha do chick-lit. Sou fã da autora, especialmente da sua personagem Becky Bloom da Série Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, leia aqui a resenha de Mini Becky Bloom (esse é volume de número seis da série, comecei a ler por ele, em seguida voltei ao primeiro), Fiquei com o seu Número e A lua de Mel, até agora nenhum de seus livros me decepcionou.


Já desejava o livro desde o seu lançamento, mas aguardei uma boa oportunidade para adquiri-lo, aproveitei as ofertas da Black Friday na Amazon e comprei! Claro que, ele precisava furar a fila de leitura, não tenho costume de fazer isso, mas desejos de leitura são prioridades, concordam?

À Procura de Audrey é o primeiro YA da autora, confesso que estava receosa e tive medo de me decepcionar, no entanto, a autora demonstra habilidade e autonomia neste gênero também.
O livro é divertido, emocionante e perspicaz. A autora consegue introduzir o leitor dentro do mundo dos seus personagens logo no primeiro capítulo.

A história começa com a mãe de Audrey surtando, ela está prestes a jogar pela janela o notebook do filho, Frank, irmão de Audrey é viciado em jogos, principalmente em LoC. Temos um prospecto dessa cena, o acontecimento é iminente, mas a autora nos leva sem que notamos, como tudo chegou a esse ponto, o que ocorre lá pela página 145.

Audrey é a protagonista. Diagnosticada com transtorno de ansiedade social, transtorno de ansiedade generalizada e episódios depressivos. Tão jovem e cercada de dificuldades, e que só sabem os males que a mente ocasiona, quem já teve, tem ou convive com alguém com um ou mais transtornos mentais.

Ter um transtorno de ansiedade é lutar todos os dias contra o invisível. A dor é verdadeira, corrói, limita e incapacita. Mas, existe tratamento. Audrey faz terapia com a Dra. Sarah, os gráficos mostram sua evolução dia a dia, mas lutar para viver plenamente é só o começo. Sua terapeuta recomenda a filmar, quem sabe através da lente ela possa começar a enxergar novamente?

Porque ela está sempre de óculos escuros, tem dificuldade de olhar e ser olhada:

" (...) Mas são como vórtices também. Infinitos. Ao olhar para alguém diretamente nos olhos, sua alma inteira pode ser sugada em um nanossegundo. É a sensação que dá. Os olhos dos outros são ilimitados, e isso me assusta." (Pág. 34)
Audrey começa a gravar aleatoriamente sua "serena e amorosa família". As cenas são divertidíssimas! Impossível não gargalhar.

Em meio ao caos da sua existência, Audrey percebe que Linus, amigo do irmão Frank se aproxima, e o amor... Pode surgir em meio a turbulência?

É um livro que fala sobre amizades, bullying, transtornos de ansiedade, resiliência, família e sobretudo: amor. Recomendo muito o livro!

" — Pode fazer graça de mim o quanto quiser — diz ela para o filho. — Mas levo muito a sério a minha responsabilidade como mãe. Não vou deixar você se tornar um largado. Não vou deixar as suas artérias se enrijecerem. Não vou deixar que se transforme em estatística." (Pág. 57)


Ficha Técnica:

ISBN-13: 9788501104632
ISBN-10: 8501104639
Ano: 2015
Páginas: 336
Editora: Galera Record



3 comentários

  1. Oiii, já fiquei com vontade de ler só porque fala sobre a ansiedade. Acho q vai entrar na minha lista. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thaís.
    O livro pode até ter uma mensagem bonita, mas para mim não rolou! Não consegui gostar da Audrey e nem da forma como a autora construiu a história!!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Thais, sempre leio algo sobre os livros da Sophie Kinsella e não é o tipo de livro que me chama atenção. Mas a forma que você apresentou esse livro me deixou bastante intrigada. Ele fala de superação, afinal a Audrey tem um transtorno, nunca ninguém falou sobre isso. Sempre leio sobre como ela faz trapalhadas e tudo mais, mas não que ela tem de buscar a se superar. Obrigada por me apresentar esse livro de forma diferente. Seu blog está lindo! Feliz Ano novo para você!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!